O American Bully (em tradução livre: "valentão americano") é uma raça de cães de companhia de origem norte-americana.[1] Foi reconhecida oficialmente pela UKC(United Kennel Club) em julho de 2013.
A raça surgiu entre o final da década de 1980 e início de 1990, nos Estados Unidos, a partir do cruzamento entre cães das raças Pit Bull, American Staffordshire Terrier, Olde English Bulldogge, Bulldog inglês e Bulldog americano.
Reconhecimento
No Brasil a raça é reconhecida e registrada pela CBKC e pela SOBRACI.
Já no país de origem a raça foi reconhecida primeiramente por um clube próprio, o ABKC (American Bully Kennel Club). E recentemente, em 15 de Julho de 2013, a raça foi reconhecida pela UKC (United Kennel Club).
Características
O American Bully é um cão de baixa estatura, robusto e pesado. Com cabeça grande, peito largo e ossatura forte, se apresenta nas mais variadas cores e combinações de cores. De acordo com o padrão UKC, o American Bully macho deve ter de 43 a 51 cm de altura na cernelha, e a fêmea entre 41 e 48 cm. O peso deve ser proporcional.
É um cão especificamente de companhia, sendo assim, totalmente dócil e companheiro, tanto com humanos, quanto com outros animais.
Costuma-se realizar o corte de orelhas.
Temperamento
A raça American Bully é primeiramente e antes de qualquer coisa um companheiro, mostrando confiança com vigor e exuberância para viver. Apesar da sua aparência, seu comportamento é gentil e amigável. Esta raça é um excelente cão de família. Comportamento agressivo com pessoas não é característico da raça, e altamente indesejável.
História
O American Bully surgiu a partir do desejo de possuir um cão de companhia totalmente dócil, tanto com pessoas quanto com animais, mas que possuísse aparência forte e pesada. Então, no final da década de 1980 iniciaram-se seleções a partir de cães das raças american staffordshire terrier, Pit Bull, que mais tarde foram cruzadas com bulldog inglês, bulldog americano e Olde English Bulldogge. Daí surgiram cinco variedades de American bully: standard, classic, pocket, extreme e XL(extra large); que diferem em tamanho e peso. Dentre essas variedades, apenas o "Standard" é reconhecido pela UKC.
As duas linhagens mais conhecidas da raça são Razor Edge e Gotti.
American Bully X Pit Bull
Os american bullies constantemente são confundidos e até chamados erroneamente de "Pit Bull". É fato que o american bully surgiu a partir do pit bull, porém atualmente já é uma raça nova e totalmente diferente do Pit Bull original. American bully já é uma raça independente, reconhecida e registrada por alguns clubes cinófilos de seu país de origem, bem como em países onde a raça tornou-se popular.
Concluísse então que o american bully é tão diferente do pit bull, quanto o staffordshire bull terrier é diferente do bulldog.
Na mídia